Alguns dos Ensinamentos
de Sathya Sai Baba
“Amor como
pensamento é Verdade.
Amor como
ação é Retidão.
Amor como
sentimento é Paz.
Amor como
compreensão é Não-violência.”
Digest, pág. 196
“Só há uma
casta, a casta da humanidade;
Só há uma
linguagem, a linguagem do coração;
Só há uma
religião, a religião do amor;
Só há um
Deus, e Ele é Onipresente.”
And the word was God,
pág. 319
“Vocês
pedem: 'Eu quero paz.'
Removam o
'eu' (ego) e o 'quero' (desejo), e o que resta é 'paz'.”
Sai Baba and You:
Practical Spirituality, pág. 09
“Se você
deseja Deus, terá que desenvolver a sagrada qualidade do Amor.
Somente
através do amor você estará apto a experienciar Deus,
que é o
próprio Amor.”
Digest, pág. 195
“Deixe seus
pensamentos, palavras e ações serem inundados de amor.
Deixe sua vida
ser preenchida com amor.
Nada mais é
solicitado para se ter a visão do Divino.
O amor é
Deus, vivam em amor.”
www.sathyasai.org.br,
discurso divino: "O Poder do Amor" “Vocês pedem a Deus mil coisas do
mundo, mas raramente pedem por Deus.”
Digest, pág. 209
“Cuidem, até
onde seus meios lhes permitam, de satisfazer as necessidades dos pobres, que
são, em realidade, manifestações do Divino. Dividam com eles qualquer alimento
que tenham e façam-nos felizes.”
Ensinamentos, pág. 25
“Não deve
haver sentimento de comiseração ao prestar serviço. Considere-se como um servo
devotado, pronto para fazer qualquer tarefa. As atividades de serviço feitas
com este espírito conduzirão à realização Divina através da extinção do ego.”
Lições do Avatar –
nº. 8
“Para
descobrir o que é correto (Dharma) e o que é i ncorreto (adharma), aplique este
simples teste: se vai contra a Verdade e o Amor, é incorreto; se promove a
Verdade e o Amor, ou é repleto destes, é correto.”
Sai Baba -Sathya Sai
Speaks, vol. XVI, pág. 86
“A palavra
Dharma, que está realmente relacionada com uma infinita variedade de
significados, está sendo inadequadamente descrita, na era moderna, por uma
palavra – dever. Dever é apenas aquilo que está conectado com uma condição
individual, ou com uma época ou país em particular. Por outro lado, o Dharma é
eterno, o mesmo para todos em todos os lugares. Ele expressa o significado do
Ser Interno (atma). O lugar de nascimento do Dharma é o coração. Aquilo que
emana do coração como uma idéia pura, quando traduzido em ação é chamado
Dharma. Se tivesse que dizer de uma maneira que se pudesse entender, a pessoa poderia
dizer ‘faça aos outros o que você quer que façam a você; isto é Dharma. O
Dharma consiste em descartar ações que iriam ferir os outros. Se alguém causa
felicidade a você, então, você, em retorno, deveria fazer coisas que causassem
felicidade aos outros. Quando nós reconhecemos que o que os outros fazem irá
causar dificuldades e fazemos mesmo, isto é adharma (ausência de retidão).”
Digest, pág. 95
Obs: a
palavra Dharma é geralmente traduzida como retidão, ação correta, dever, mas,
de acordo com o contexto, também pode se referir à Lei Eterna ou Ordem Cósmica,
à Religião Eterna, à missão do indivíduo no mundo, etc.
“Existem 7
facetas do Dharma (aqui, no sentido de retidão ou ação em harmonia com a Lei
Cósmica), assim como existem 7 cores contidas nos raios do sol. A primeira
faceta do Dharma é a verdade. A segunda faceta é o bom caráter. A terceira é a
conduta correta. A quarta é o controle dos sentidos. A quinta é a penitência ou
austeridade. A sexta é a renúncia e a sétima é a não violência. Todas esta
facetas foram estabelecidas para a proteção do indivíduo e o bem-estar da
sociedade.”
Digest, pág. 97
“Define-se Dharma
como Ação-Correta, Retidão. Este não é o significado mais apropriado. Dharma,
por si só, é a verdade. Assim, o que nasce da Verdade é Dharma. Para o fogo, a
capacidade de queimar é Dharma. Quando este não pode queimar, não pode ser
fogo: torna-se apenas carvão. O Dharma do açúcar é a sua doçura. Se não há
doçura, não pode ser açúcar, mas apenas pó. Assim, se nós não manifestarmos
nossa consciência, não seremos Dharma. Devemos, em tudo, seguir nossa
consciência. Existem dois tipos de Dharma: um é o Dharma mundano, e o outro é o
que se origina da divindade. Seguir a Vontade Divina é o verdadeiro Dharma. Em
tudo, a pureza do coração é importante. O primeiro passo é: o que ensinamos aos
outros, devemos praticar. Esta é a verdadeira natureza humana. Qual é a razão
para que Sathya (Verdade), Dharma (Retidão), Shanti (Paz), Prema (Amor) e
Ahimsa (Não-violência) não estejam sendo preservados atualmente? A propagação e
a publicidade destes valores está sendo feita, sem que os mesmos estejam sendo
praticados.Vocês devem mostrar, pelo falar e pelo exemplo, que o caminho da
auto-realização é o que conduz à alegria perfeita. Conseqüentemente, sobre
vocês repousa grande responsabilidade: a de demonstrar por sua calma,
serenidade, humildade, pureza e virtude, coragem e convicção em todas as
circunstâncias, que o caminho por vocês percorrido os tornou pessoas melhores,
mais felizes e mais úteis. Pratiquem. Demonstrem.”
Sri Sathya Sai Bal
Vikas - Maio/94
Editado pelo S.S.S.
Education in Human Values Trust - Bombay
“Se alguém
diz que Deus não existe, responda: ‘Talvez o seu Deus não exista para você, mas
o Meu Deus existe para mim. Você não tem o direito de questionar a existência
do Meu Deus.’ Você deve argumentar com convicção. Tal argumento irá silenciar a
pessoa.”
www.sathyasai.org.br,
discurso divino: "Conheça sua Verdadeira Identidade"
“ A
verdadeira devoção é a que permite ao seu amor fluir constantemente em direção
a Deus, sem esperança de qualquer recompensa.”
Digest – pág. 94
“Devoção é a
expressão do amor. A emoção a que chamamos amor emana do Eu Superior (Atma).
Amor é sinônimo de Atma.”
Digest – pág. 93
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