domingo, 19 de junho de 2016

Recomendações Práticas



Recomendações Práticas

  

Busquemos viver em harmonia com a Natureza. Examinemos cuidadosamente cada fenômeno natural, o movimento incessante da vida em seu próprio ritmo e tiremos lições valiosas.
Observe, por exemplo, os córregos e rios, em sua tranquila e contínua caminhada em direção ao mar. Contornam obstáculos, vencem barreiras, recebem novos afluentes e seguem sempre em frente, em seu tempo próprio, rumo ao objetivo maior: o mar.
E o que dizer do que nos podem ensinar os pássaros, que, durante o inverno, agrupam-se, aquecendo-se uns aos outros, num esforço tão simples quanto inteligente de solidariedade, mas ainda assim tão simples quanto inteligente de solidariedade, mas ainda assim tão distante dos homens, sempre egoístas, a pensar em si mesmos em detrimento de milhões de companheiros que nada possuem para comer ou vestir.
O Sol que aquece as nossas vidas nasce e se põe todos os dias, mas poucos procuram observá-lo, incapazes de parar por um breve instante para observar a vida, tomados que estão pela pressa cotidiana que acarreta desequilíbrio, angústia e estresse.
Durante a noite, temos o magnetismo da Lua, que deveria ser utilizado para concretizar juras de amor, inspirar poesias e histórias encantadas. Mas o homem moderno utiliza a beleza da noite para executar empreitadas sinistras, em que muitas vidas são ceifadas, maculando com crueldade e egoísmo esse cenário maravilhoso dado por Deus para acalentar nosso sono, silenciar a nossa alma e, principalmente, para a prece, a meditação e o recolhimento.
Os vegetais também são de suma importância. Auxiliam na purificação do ar que respiramos e nos fornecem alimentação natural, ervas de grande utilização na cura das doenças do corpo físico, além de manterem o equilíbrio ecológico do planeta. O homem, porém, parece ainda não ter consciência disso, e tem operado verdadeira devastação do meio ambiente.
Desmatamento, incêndios, garimpos ilegais e outras ações nada ecológicas têm colocado em perigo o equilíbrio da natureza e, consequentemente, a vida do próprio homem.
Os minerais também exercem importante papel no ecossistema em que vivemos e são necessários na co-criação dos bens de consumo. Sua extração, porém, precisa ser controlada, a fim de não provocar desastres ecológicos que coloquem em risco o meio ambiente e a vida das pessoas.
Encontramos finalmente no terceiro milênio e a conscientização do homem a respeito da preservação do meio ambiente permanece mínima. Ainda estamos poluindo os rios com os nossos esgotos; ainda poluímos visualmente nossas cidades, pichando muros; ainda nos interessamos pouco em manter parques e jardins. Vivemos como alienados, a contar com a sorte para que tudo dê certo, sem contribuir em nada para que tenhamos uma terra harmoniosa e feliz.

Fonte: SANTOS, Djalma. Recomendações práticas. In:_______. Janelas da alma. 1. ed. Rio de Janeiro: Ideia Jurídica, 2015. cap. 14, p. 37-38.


Nenhum comentário:

Postar um comentário